31 de outubro de 2012

Dia Mundial da Poupança - Dos 8 aos 80 anos - POUPANÇA

Dia Mundial da Poupança, onde vai poder encontrar dicas sobre como poupar dos 8 aos 80 anos. Seguindo este fio condutor vai ficar a saber como poupar para a reforma, descobrir os melhores depósitos e conhecer cinco sites e outras tantas aplicações para gerir as suas finanças pessoais. 

Incentivar os mais novos a poupar desde cedo
Semanada ou mesada? Esta é uma das questões que muitos pais colocam quando decidem dar oportunidade aos filhos de gerir o seu dinheiro. Embora a escolha possa estar dependente de vários factores, regra geral, as crianças mais pequenas devem ter orçamentos mais curtos, de modo a evitar que os mais pequenos cheguem ao final sem dinheiro.

Assim, numa fase inicial os pais devem começar com uma semanada, passando depois a uma mesada, quando a criança tiver maior maturidade e já estiver habituada a lidar com o seu dinheiro.

Em relação ao valor, pais e filhos devem estipular os objectivos da semanada, seja pagar um lanche ou comprar uma guloseima de vez em quando, e fixar uma quantia. Não é desejável dar quantias muito elevadas aos mais pequenos, ainda assim, a semanada deve permitir uma pequena poupança.
 Conheça os depósitos mais rentáveis para os mais pequenos
Glossário
Capitalização de juros

Este é um termo que seguramente ouvirá falar muito no caso das contas para os mais pequenos. Mas, afinal o que é capitalizar os juros? Não é mais do que incorporar o valor dos juros na poupança já existente, aumentando assim o valor do capital e do valor a receber em termos de remuneração no pagamento de juros seguinte.

Nos casos em que há capitalização de juros, o valor da poupança está sempre a aumentar, mesmo que não faça qualquer reforço do depósito. Em contas poupança para prazos muito longos, este factor pode permitir adicionar um montante significativo ao depósito. Se à capitalização juntar ainda reforços pontuais ou programados poderá maximizar ainda mais a poupança. Regra geral, apenas os depósitos com taxas mais baixas permitem capitalizar.

Tome nota
O valor da poupança acumulado no final do prazo dependerá da rendibilidade dos produtos onde investir. Quanto mais elevada for a remuneração, menor terá que ser o esforço da poupança ou maior será o saldo final. Por isso, invista em soluções rentáveis e faça uma gestão activa do investimento ao longo dos anos, de modo a rentabilizar o mais possível a poupança.

Quanto mais cedo começar, maior será a margem de manobra para economizar o capital necessário para pagar os estudos do seu filho. O ideal é fazer um plano regular de poupança. No início da aplicação, os pais devem partir de uma remuneração base menos optimista.














Contas há muitas. Escolha a que melhor se adapta à sua carteira

Escolher o melhor banco pode permitir poupar até 60 euros por ano


Saiba qual o melhor depósito para amealhar para o seu futuro


Comprar ou arrendar? Conheça a melhor opção


Segure o seu ordenado e previna situações inesperadas


Proteja-se com um fundo de emergência


Porque deve começar a poupar já para a reforma


Cinco regras para garantir uma reforma dourada


Não se deixe levar pelo primeiro PPR que lhe põem à frente


Três carteiras de fundos diversificadas para investir até aos 65 anos


Receber o "pé-de-meia" de uma só vez ou em "prestações"


Como gerir as poupanças após a entrada na reforma


Agarre já a melhor taxa para as suas poupanças


Saiba quais são os melhores depósitos a prazo


Dez dicas para gerir melhor as poupançasDescubra que tipo de investidor é


Dez ideias para investir agora


Poupança das famílias no valor mais alto desde 2003


Entrevista a Fernando Alexandre, coordenador do estudo, "A Poupança em Portugal"


Apoiar quem poupa, apoiar o país. A opinião de Maurício Garcia


Sem comentários:

Enviar um comentário